FANDOM

Inteligência Artificial e Filosofia da Mente Editar

"A Filosofia da Mente contemporânea tem-se desenvolvido mantendo uma relação estreita com os avanços da Inteligência Artificial. Uma das questões principias que tem sido tratada pela Filosofia da Mente é a de saber se os estados cognitivos dos homens podem ser duplicados por máquinas (computadores num sentido lato). Existem duas posições comuns em relação a esta questão. Uma posição fraca segundo a qual os estados cognitivos humanos podem ser apenas simulados por computadores e uma posição forte segundo a qual os estados cognitivos humanos podem ser replicados por computadores. Segundo a tese fraca os computadores apenas simulam os estados cognitivos humanos quando perante o mesmo input produzem o mesmo output. Segundo a tese forte os computadores podem replicar as relações causais internas presentes na cognição humana."
Sara Bizarro

Filosofia e Inteligência Artificial Editar

A filosofia contemporânea de tradição analítica tem seguido e participado nos primeiros passos do desenvolvimento da Inteligência Artificial. No entanto, como nem os sistemas computacionais clássicos, nem os sistemas de redes neuronais têm até hoje sido eficazes na simulação das capacidades cognitivas humanas, não é ainda possível usar os avanços da Inteligência Artificial como testes em relação à constituição da cognição humana. Mas, o desenvolvimento futuro da Inteligência Artificial pode permitir a construção de testes eficazes deste tipo. Se isso acontecer existirão consequências inescapáveis na forma de lidar com vários tópicos tradicionalmente filosóficos. Se um computador conseguir simular com total eficácia as capacidades linguísticas humanas isso terá implicações para a Filosofia da Linguagem. Se um computador conseguir simular a capacidades de construção conceptual humana isso terá implicações para a Filosofia da Mente.

A Inteligência Artificial tem até agora centrado os seus esforços na simulação de capacidades cognitivas humanas - na simulação da linguagem, da percepção, reconhecimento de padrões, aprendizagem, etc. É de notar que não existem tentativas de simular outras capacidades humanas, como a afetividade, a personalidade, o sentido estético, o juízo moral, etc. Assim sendo, mesmo que a Inteligência Artificial tenha sucesso em simular as capacidades cognitivas humanas, esse sucesso não pode ainda ser usado num dos debates mais importantes da filosofia da mente: o do problema Mente-Corpo. Esse sucesso indicaria apenas que as capacidades cognitivas humanas são puramente materiais (cerebrais). O materialismo mais geral só poderá ser defendido através dos progressos da Inteligência Artificial se esta for capaz de simular um âmbito vasto de estados mentais humanos, só quando for possível construir "androides". Claro que se a Inteligência Artificial tiver algum sucesso na simulação de algumas capacidades humanas isso pode ser usado como indicador de que o materialismo acerca do mental é uma tese plausível. No entanto, só com uma simulação mais abrangente das capacidades humanas é que a Inteligência Artificial pode contribuir mais decisivamente para a resolução do problema Mente-Corpo.

Neste novo século teremos de certo oportunidade de testemunhar os avanços da Inteligência Artificial e qualquer filósofo contemporâneo deve continuar a seguir de perto estes avanços e decidir honestamente até que ponto é que esses avanços têm de ser tomados em conta pelas suas propostas. No século XXI a Filosofia e a Inteligência Artificial poderão beneficiar de um intercâmbio estreito com benefícios mútuos. A amplitude desse intercâmbio pode ser assumida de forma diferente por cada filósofo e cientista. Mas, pelo menos para a Filosofia, parece-me claro que os progressos da Inteligência Artificial não devem nem podem ser desprezados.

Referências Editar

http://www.oocities.org/revistaintelecto/iafm.html

Também no FANDOM

Wiki aleatória